07 maio 2010

Patrice Lumumba

Patrice Émery Lumumba (Onalua, Congo Belga, 2 de Julho de 1925 – Katanga, 17 de Janeiro de 1961) foi um lider anti-colonial e o primeiro-ministro eleito em junho de 1960 na actual República Democrática do Congo depois de ter ajudado a conquistar a independência do Congo Belga em relação à Bélgica.

No dia em que foi concedida a independência ao Congo, o rei Balduíno da Bélgica disse "Cabe agora aos senhores cavalheiros nos mostrar que são dignos de nossa confiança" com um tom irónico. Patrice Lumumba respondeu. Disse que a independência política não era suficiente para libertar a África de seu passado colonial, era preciso também que África deixasse de ser controlada economicamente pela Europa. Isso causou grande alarme nas potências Ocidentais. Grandes empresas americanas e belgas tinham grandes investimentos no Congo, que era rico em muitos minerais preciosos. O pior é que não havia nada que o pudesse comprá-lo. Lumumba não encontrou apoio no Ocidente e assim recorreu à União Soviética.

Passadas apenas dez semanas da sua eleição foi deposto juntamente com o seu governo num golpe de estado tendo sido aprisionado e assassinado em janeiro de 1961.

"Havia nele qualquer coisa de mágico. Esse ser de fogo era um autodidata, mas tinha gênio. Enquanto os outros se preocupavam com pequenos problemas de tribos, ele ja via a África unificada."

(Aimé Césaire)

"O colonialismo mostrou suas garras no Congo, e este não é um sinal de poder e sim de fraqueza."

(Ernesto "Che" Guevara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o que pensa mostre sua opinião