22 abril 2009

Kool Herc


Kool Herc (nascido Clive Campbell em 16 de abril de 1955, Kingston, Jamaica), também conhecido como Kool Herc, DJ Kool Herc e Kool DJ Herc, é um DJ jamaicano, notavelmente o primeiro a samplear melodias criando a batida inicial do rap, uma variação do funk, sobre o qual eram falados versos, assim como no funk contemporâneo de sua época.


Nos EUA, foi o primeiro DJ a utilizar dois toca-discos em uma mesa de mixagem, repetindo sempre o mesmo trecho, que é chamado de breakbeat (batida quebrada) de um vinil. Na mesma época Afrika Bambaataa popularizava o estilo Hip Hop[1], uma mistura de arte popular e dança urbana. Kool Herc foi quem inicialmente gerou batidas eletrônicas para produzir uma base rítmica sobre a qual seria mais fácil encaixar rimas, influenciadas pelo gospel e pelo soul.
O DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos Sound Systems e do canto falado, que se sofisticou com a invenção do scratch, um discípulo de Herc.
Juntos, Afrika e Kool Herc deram início à era ingênua, era pura, era party, do hip hop, fortemente alavancada pela Zulu Nation.

Um comentário:

  1. muito importante saber isso porque ai podemos dizer quem é a velha guarda do hiphop aksokaoskaoksaok kool herc D+

    ResponderExcluir

Escreva o que pensa mostre sua opinião